Picture

  A Atmosfera

   A Terra está envolvida por uma camada de substâncias químicas gasosas – a atmosfera – que dá sustento e protecção a todos os seres vivos, do nosso planeta. Esta tem como principais funções:

·         Proteger a superfície da Terra das radiações solares energéticas;
·         Manter a temperatura da Terra amena através do efeito de estufa. Este processo, permite a existência de água no estado líquido e à existência de vida, no nosso planeta.
·          Contêm os gases necessários à existência de vida na Terra: O CO2 e o O2;
·         E proteger a Terra, no caso de queda de meteoritos.

   A sua composição nem sempre foi igual, e isso verificou-se ao longo de muitos anos. Actualmente a atmosfera é constituída principalmente por azoto, o qual existe em maior quantidade (78%), por oxigénio (21%) e o restante 1% constituído por outros gases, tais como, vapor de água, dióxido de carbono, árgon e vestígios de hélio, hidrogénio, ozono, crípton e néon.



As Camadas da atmosfera

As camadas da Atmosfera
   
Depois de alguns estudos, constatou-se que a atmosfera era constituída por 5 camadas,
com base na variação da temperatura: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.

   Troposfera - é a primeira camada e a mais próxima da superfície da Terra. Sendo a camada menos espessa, mas a mais densa, tem uma altura média de 11 km e a sua temperatura diminui cerca de 6,4ºC por cada 1 000 m de altitude, até atingir os -60ºC na altura máxima. Esta também determina o estado do tempo.

Nota: Situada entre a Troposfera e a Estratosfera, a Tropopausa é uma zona de mudança entre estas duas camadas.

    Estratosfera - atinge os 50 km de altura e a sua temperatura aumenta pouco com a altitude, mas a partir dos 20 km de altitude, existe um forte aquecimento desta, pois é onde está situada a camada do Ozono.

Nota: Situada entre a Estratosfera e a Mesosfera, a Estratopausa é uma zona de mudança entre estas duas camadas. Aqui a temperatura é constante.

Mesosfera – Estende-se até 80 km de altitude. A temperatura inicialmente sobe, mas diminui com a altitude, podendo atingir os -90ºC. Nesta camada o ar é mais rarefeito, mas muito turbulento.

Nota: Situada entre a Mesosfera e a Termosfera, a Mesopausa é uma zona de mudança entre estas duas camadas. Aqui a temperatura é constante.

Termosfera - eleva-se acima dos 500 km de altura. Devido ao ar ser cada vez mais rarefeito a temperatura aumenta muito passando dos -100ºC até mais 500ºC. Absorve as radiações solares mais energéticas (energia superior a 9,9x10-19 J). Subdivide-se em duas partes: a Ionosfera (entre 80 e 550 km) e a Exosfera (parte exterior da atmosfera que se dilui no espaço a partir dos 1000 km de altitude). Aqui também se situam as auroras boreais e austrais que se elevam a partir dos 400 km.

Nota: Situada entre a Termosfera e a Exosfera, a Termopausa é uma zona de mudança entre estas duas camadas. Aqui a temperatura é constante.

Exosfera – é a última camada da atmosfera por isso é muito semelhante ao vazio. Formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogénio, nesta camada orbitam os satélites artificiais.

 

 

E assim chegamos ao vazio do Espaço!